quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sobre esperança e pessoas boazinhas...

Eu estive pensando que talvez alguém se sinta mal pelo que lerá aqui antes de iniciar o tratamento, ou por perceber as dificuldades que terão pela frente após exame dizendo HIV positivo. Ao mesmo tempo, pelo que leio as pessoas parecem ter melhores relações com o tratamento e com a infecção. Então, penso que a melhor colaboração que posso dar é falar o que penso honestamente. Sem deixar que um momento de tristeza deixe tudo sombrio demais, mas também sem deixar que a esperança ofusque a realidade. A realidade é foda.

O que eu faço aqui é dizer que não estamos sozinhos. Eu tenho você e você tem a mim. Vamos nos ajudar a passar por essa sem criar um clima de livro de auto-ajuda. Um espaço para chorar quando se efetivamente se quer chorar. Acredito sim que a fé e a esperança sejam importantes para a saúde. Há estudos sérios sobre isso. Mas também é importante colocar para fora os medos e dúvidas. Então, acho que falar também das coisas que não são boas como elas são é necessário.

Sei que existe pessoas que vivem como se o sofrimento não existisse na vida. Não sei se enganam a si mesmos, se apenas fingem ou são super-heróis. Mas as pessoas comuns sofrem durante a vida. E isso não tem nada a ver com estar com um virus ou ter um problema de saúde. O sofrimento vai vir enquanto se estiver vivo. Pois faz parte e tem papel importante na vida. O importante é saber lidar com ele.

Todo o sofrimento que tive até o momento não foi fácil, mas é só abrir um site de notícias e ver o sofrimento dos outros. É sempre uma reflexão. Não se engane, a vida só é fácil para alguns poucos e até o momento em que são despertados pela realidade. Geralmente são pessoas que vivem em uma bolha protegida por um período da vida.

Quero entender como lidar com o sofrimento. Quero ajudar outras pessoas a lidar com os seus também. Sem fingimentos, sem superficialidade. Uma coisa eu já consigo perceber, que sozinho é mais difícil mesmo. Então, convido você. Vamos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário