sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Especialistas em HIV

Conheço um especialista em HIV. Não é meu infectologista, não é um amigo próximo. É alguém que conheço pessoalmente e não sabe ou finge não saber da minha sorologia. Falo isso, pois além de já ter apresentado os clássicos sinais de ser HIV positivo, emagrecimento e certa mudança da aparência, também já fiz sexo e tenho um contato esporádico.



Se eu for julgar que todos meus amigos comuns com ele são HIV positivo, eu teria que escrever vários posts sobre o assuntos. Prefiro acreditar que por ele ser gay e ter a libido como poucas pessoas que conheci faz dele uma pessoa popular. Além disso, o mundo gay é pequeno. Acredite, as coincidências são constantes mesmo com aqueles que "não frequentam o meio".



Voltando ao especialista. Ele possui um conhecimento avançado sobre o tratamento do HIV, da AIDS, efeitos colaterais e tudo que se relaciona com o soropositividade e prevenção. Porém ele é apenas uma pessoa normal, que vai ao banheiro e sente-se carente, que trabalha muito e tenta levar a vida da melhor maneira possível. Ele não é um sábio que guarda as chaves para todo o conhecimento sobre como o HIV afeta a vida das pessoas. Ele é um especialista técnico. Que pesquisa e trabalha com a doença diariamente. Que ganha o pão de cada dia com seu conhecimento sobre o assunto. Que salva a vida de muitos. Que tem intimidade com o conhecimento científico e com toda a terminologia que parece uma língua estrangeira para o leigo. Porém uma pessoa normal. Sujeita a erros e acertos, como qualquer ser humano.



Até já suspeitei que ele pudesse ser HIV positivo, antes mesmo do meu contágio. Pois todos estamos sujeitos a contaminação mesmo os mais esclarecidos sobre o assunto. Já me perguntei se não deveria conversar com ele sobre o assunto. Seria interessante e esclarecedor. Mas o grande número de conhecidos que compartilhamos e uma certa timidez me segura.



Também não sei ao certo o quanto ele encararia numa boa o fato de me aproximar dele pelo conhecimento científico e profissional. Até escrever isso já soa ruim. Certo? Então, por que estou escrevendo esse post? Na verdade, eu estava lendo alguns blogs e sites sobre HIV quando li uma frase de uma blogueiro (Alexandre) falando que o fato dele ser HIV positivo não faz dele um especialista no assunto. Isso me bateu, não porque me achasse um especialista, mas por considerar que a minha experiência sobre o assunto é sim de um especialista. Especialista em lidar diariamente com o HIV. Eu sei, pode rir. Mas não abro mão do título. Não quero que ninguém siga meus conselhos ou encontre respostas para suas dúvidas, mas desejo de maneira firme que quem leia meu blog, em especial, aqueles que convivem de alguma forma com o HIV saibam que não estão sozinho e que estamos resistindo juntos.



Quanto ao meu amigo especialista? Torço para que um dia ele torne o conhecimento dele ainda mais acessível. (Não que tenha alguma obrigação) Quem sabe ele não faz um blog, um site, uma página no Facebook ou até mesmo vídeos no youtube?

Nenhum comentário:

Postar um comentário