sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Bom dia?

           Acordar ainda é complicado. Eu sei que eu nunca fui daquelas pessoas que levantam cantando e vão alegres para o banho ou preparar o café da manhã. Nem mesmo tinha bom humor, geralmente meio aborrecido. Mas depois do tratamento, as manhãs são mais difíceis sim. Não é para todos, tem quem faça o tratamento e acorde bem. No meu caso, há a alternância de 2 ou 3 efeitos colaterais mesmo após um ano de tratamento. Enjoo, sono e cansaço. Como se tivesse bebido no dia anterior e tivesse tido uma noite ruim. Talvez eu precise ver um médico do sono ou coisa semelhantes, mas o meu desânimo seria a possibilidade de ter que tomar outro remédio. Geralmente, após acordar, os sintomas cedem após alguns minutos nos quais tenho que simplesmente enfrentá-los.

           A melhor maneira e me manter acordado, resistir a vontade de voltar a dormir mais um pouquinho. Lendo e-mails, consultando a internet. Ainda na cama. O segundo passo é me libertar da inércia e conseguir sair de certa letargia ao conseguir comer algo. E isso é importante, mesmo com o enjoo. Parece que comer algo alivia esse sintoma. Mesmo que a última vontade seja de comer algo. Se conseguir fazer tudo com certa disciplina, em 30 minutos estou pronto para começar o dia propriamente. Então, é contornar um certo torpor ou confusão mental que se instala por mais um tempo e pode durar até mesmo uma ou duas horas. Por isso, tento não ter atividades profissionais como reuniões ou contatos humanos mais profundos de manhã. Não tentei atividade física também, mas sempre que tenho caminhar ou fazer algum esforço não me sinto 100%. Dirigir não é confortável, apesar de ser mais tolerável agora. Além de tudo, boca seca, pele seca e cara mais amassado do que costumava ser. Acordar comigo não deve ser a coisa mais que dá mais prazer, mas tento disfarçar. Ainda é um desafio, mas vale a pena. Ter as demais 14 horas do dia relativamente úteis, é uma boa recompensa. Parece pouco, mas lembre que é saudável ter 8 horas de sono. Então teríamos 16 horas como as demais pessoas. Eu e as pessoas que tem esses sintomas matinais, pelo menos, podemos utilizar essa duas horas de recuperação para ter uma consciência da importância de aproveitar cada segundo da sua vida, de valorizar seu corpo, saúde e bem-estar nos demais momentos. Sei que é um pouco Poliana demais, mas veja bem. O mundo já tem limões bastantes para simplesmente acrescentarmos os nossos. Que venham limonadas bem docinhas. Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário