quinta-feira, 16 de abril de 2015

Expectativa de vida

Qual a expectativa de vida de uma pessoa com HIV? A grande maioria dos sites dizem coisas genéricas sobre o assunto. Falam que um portador de HIV poder ter uma vida quase tão longa à de um não soropositivo. O verbo poder nessa frase faz que a afirmação se torne igualmente forte como "você pode ganhar na loteria se apostar". A chance é mínima, mas você pode. Um brasileiro comum sabe que a expectativa de vida dele é de cerca de 74 anos. Mais do que isso é um lucro, menos é um déficit. Qual seria a do portador de HIV? Entendo que tenha variáveis que compliquem o cálculo. Por exemplo, idade de contaminação. Alguém que se contamine aos 70 anos tem mais chance de alcançar os 74 anos, do que quem se contamina aos 24, por exemplo. Um fato difícil de refutar. Poderia ter uma tabela do fatos de expectativa de vida por idade de contaminação. Aos 20, aos 30, aos 40... É um pouco angustiante. 

Muitas vezes eu assumo a estratégia de evitar um confronto direto com o assunto. Evito assistir filmes sobre HIV, entrar em discussões ou até pesquisar profundamente sobre certos assuntos. Ignorância "pode" ser uma benção. E talvez até exista um estudo por ai com esses dados. Mas o fato é que a doença parece sempre nos trazer a temporalidade da vida a todo momento. Não que antes isso não fosse um assunto delicado para mim. Aquela curiosidade pouco educada e mórbida sobre a causa da morte das pessoas parece aumentar. 

Será que aquele menino do Facebook tinha o virus? Será que aquela doença é uma complicação da soropositividade? Será aquilo? Será isso?

E então uma notícia dessas passa como um peso diferente:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/04/16/menino-de-11-anos-agradece-juiz-por-poder-acompanhar-ultimos-dias-da-mae.htm

"A mulher foi detida várias vezes e voltou à prisão no começo de 2014. Portadora do vírus HIV e com um quadro grave de saúde, ela teve de ser internada." 

Será que a saúde dela estava debilitada pelo virus? Pela má adesão ao tratamento? Por uso de drogas? Pelo tempo de contaminação? 

A anta do jornalista não pensou sobre a sensibilidade de muitos contaminados ao escrever isso. Só se importou com a sensação da notícia para o público em geral. Sensacionalismo barato e desnecessário, talvez involuntário... Não apurou direito o assunto. Pode ajudar a muito infectados a ficar um pouco mais angustiado sobre a própria situação. Talvez o quadro de saúde da mulher não tenha absolutamente nada a ver com o fato de ser portadora de HIV. Ou talvez tenha de uma maneira específica e única da sua situação. 

Ficaremos na dúvida até saber mais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário