sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Jejum Intermitente para HIV Positivo



Antes de mais nada: FELIZ 2017.

Como vêem fiquei muito tempo sem escrever, mas por excesso de trabalho e amor. Então, são boas notícias. 

Nesse período, minha saúde melhorou, mas para isso, além da adesão completa ao tratamento, também passei a consumir menos álcool e ter comportamentos abusivos. Continuo com uma boa rede de amigos portadores de HIV com quem me relaciono, saio de noite e principalmente posso dividir os cotidianos da doença. 

Atualmente, estou em um relacionamento sorodiscordante com um homem da mesma idade e consciente do relacionamento com uma pessoa HIV+. Ele me apoia e entende minhas limitações, mas também temos nossas briguinhas e conflitos que torna o relacionamento mais saudável e real. 

Acho que nesse período o único problema foi um aumento de peso considerável associado a um aspecto envelhecido. Mas, vejam bem, não sou jovem, não posso querer aparentar 20 e poucos anos. Ao mesmo tempo tenho consciência do efeito do vírus e da medicação no meu aspecto. É visível em mim, e em meus colegas e amigos HIV+.

Como sou vaidosos, sempre procurei alternativas para melhorar meus aspecto sem negligenciar minha saúde. O aumento de peso também tem o lado bom de mostrar uma pessoa mais saudável, mas o lado ruim de perder a definição do corpo. Por esses motivos, decidi aderir ao jejum intermitente. Para quem não conhece é simplesmente aumentar o período sem se alimentar por algumas horas. Estou fazendo o protocolo diário de 16 horas sem comida e 8 me alimentando saudavelmente e normalmente, ou seja, sem "tirar o atraso". 

Parece loucura para um portador do HIV promover uma dieta dessas, mas pesquisas tem demonstrado que o jejum intermitente favorece a imunidade, desintoxicação, melhora os níveis de energia, sono, saúde mental e prevenção de doenças. Dê um google em artigos científicos e relacionados

Os resultados têm sido positivos. Tenho sentido menos os efeitos colaterais da medicação. Emagreci quatro quilos sem perder massa magra significativa. Tenho acompanhado a dieta com minha rotina de exercício. Vou seguir esse protocolo até voltar com o meu peso normal e continuar com uma reeducação alimentar. 

O meu medo ao começar essa dieta é a absoluta falta de dados sobre o efeito do jejum intermitente em portadores do HIV. Então espero contribuir para que quem procura informações sobre isso, pelo menos compare com meus resultados. 

Meu conselho é que você fale com um nutricionista para amenizar os efeitos negativos da adaptação. E também avise seu médico. Vamos ver qual o resultado em alguns meses. 

12 comentários:

  1. Oi também sou HIV+ e fui beneficiada com jejum intermitente.
    No início tive medo.
    Agora após emagrecer 17 quilos estou muito feliz, afinal minha pressão arterial que vinha sendo controlada somente com medicação agora já me libertei deles, o qual fazia uso a 17 anos.
    Atualmente faço apenas uso do retroviral que é o três em um.
    E minha saúde está ótima. Carga viral insustentável e imunidade melhor de muitas pessoas que não possuem o vírus.

    ResponderExcluir
  2. Oi estou na mesma situação acabei de começar o jejum intermitente mas não sei se é correto pois paro de comer as 16 e tomo o comprimido as 22 e 30. Sinto que tomo de estômago vazio o que facf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamb já fiz assim, a noite quando eu tomava o comprimido dava um pouco de embrulho no estômago, mais nada de muito ruim, como qualquer outro comprimido.
      Parei com o jejum, mas, estou querendo sim voltar, me fez muito bem!!

      Excluir
  3. Parabéns pela matéria, cada organismos reage de uma forma mas os benefícios são imensuráveis, vou começar hoje em um cronograma de 24 horas todas as semanas , futuramente relato os resultados .

    ResponderExcluir
  4. Engordei muito depois de uma operação agora estou na academia e vou fazer esse jejum interminante

    ResponderExcluir
  5. Muito feliz ao ler esta matéria. Se vocês tiverem um grupo no whatsapp, amaria fazer parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tem um grupo no Telegram muito legal e no Insta TB chamado @posithividades na Bio tem o link para entrar no Telegram. Um abraço

      Excluir
  6. Vamos criar um grupo jo whatsapp pedsoal para soropositivos um ajudar o outro

    ResponderExcluir
  7. Sou desde 1997..nunca estive num grupo..irão fazer?

    ResponderExcluir