domingo, 1 de novembro de 2015

Um ano de tratamento

Ter ficado um dia sem o remédio me lembrou que estou a mais de um ano me tratando. Sim, completei os 12 meses com sucesso, sem falhas. O segundo ano terá uma falha. Mas segundo meu médico não será o fim do mundo. Fazer o que? Me preparar para não ter mais falhas nos próximos anos.

Conviver com os efeitos colaterais é sem dúvida a coisa mais aborrecida do tratamento. Se não fosse eles, acho que talvez dava para parcialmente esquecer que se está contaminado. Então, na verdade os efeitos colaterais ajudam a me manter ancorado na realidade. Sou um portador de HIV. Tenho no corpo um dos maiores medos da humanidade, um vírus ainda incurável.

Ao mesmo tempo, conviver tanto tempo com a infecção e tratamento fez que naturalmente eles adquirissem novas proporções. Sei que há convivências e convivências com doenças. Por exemplo, quem tem que fazer hemodiálises, pode achar irreconciliável com a rotina.

Acho que o padrão de tratamento mais parecido seja com um diabético. Alias, certos sintomas são próximos. E há quem consegue conviver muito bem com a doença e tratamento, e aqueles que não seguram a barra.

Não tenho dúvidas do quanto foi importante iniciar o tratamento. Não tenho dúvidas do quanto vale a pena após um ano ainda sentir efeitos colaterais. Mas claro que espero por melhorias em todos os aspectos da minha vida.

Tenho muita sorte ainda. Quando comecei a tomar o remédio eram apenas 3 pílulas em dose única. Lembro de ter lido pessoas que tomam 10 em horários diferentes. Melhor ainda foi que em menos de um ano de tratamento as 3 foram substituídas por apenas uma. Maravilha da ciência.

Há estudos de uma possível dose mensal ou outras formas alternativas de aplicação do tratamento sendo desenvolvidas. Ter me contaminado e iniciado o tratamento nesses anos é melhor do que ter iniciado a cinco anos atrás.

Prepara-se para o que vier. Teremos muitos desafios pela frente, mas quem sabe apenas uma surpresa mude tudo em breve. Esperança e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário