quinta-feira, 28 de abril de 2016

Tic Tac... Tic Tac... Ou meia década.

Coloque mais 5 anos na sua idade. Se você tem 20, tem na verdade 25. Se você tem 40, tem na verdade 45. Assim funciona para o portador do HIV em tratamento com os antirretrovirais.
Em pesquisa recentemente divulgada o portador de HIV tem idade biológica acrescentada em 5 anos. Acho que a grande maioria das pessoas que conheci e estão em tratamento podem confirmar esse estudo em sua percepção subjetiva. O impacto dos primeiro meses é tamanho que você entende que seu corpo e vitalidade não são mais o mesmo. Seu rosto e corpo parecem acompanhar um ritmo diferente de envelhecimento também. As rugas, os cabelos brancos, a flacidez, as manchas e todos os sinais de envelhecimento aparecem mais frequentemente. Que pena que não ganhamos a cinco anos de sabedoria no processo, seria uma boa compensação. Na verdade, o impacto com nossa mortalidade e vulnerabilidade força um amadurecimento precoce também. Mas não é para todo mundo. E pelo número de adolescente tardios, de tiozões "pagando de garotinho", de senhoras plastificadas tentando ser mais novas que suas filhas e toda sorte de gente que se recusa a viver sua própria idade, talvez nosso envelhecimento precoce também tenham reflexos em uma personalidade mais madura, sim. Não estou dizendo que os senhores devam jogar dominó na praça e as senhoras devam fazer um tricô legal, mas a busca pela juventude eterna não faz bem para ninguém. Vivemos querendo parecer em vez de ser.
De qualquer modo, essa descoberta pode ser um incentivo para que procuremos mais saúde e qualidade de vida. Também é um convite sobre o significado mais profundo de nossa um pouco mais breve existência. Tenho cada vez mais pensado nisso e buscado também... Um sentido maior para tudo isso. Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário