terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Abusos de Carnaval

Será que o abuso de álcool, noites mal dormidas, outros desgastes emocionais e físicos podem afetar meu tratamento? Eu realmente não sei. Mas depois de um Carnaval intenso, gânglios doloridos voltaram a aparecer no pescoço me lembrando dos primeiros sintomas que tive logo após ter testado positivo. Eu realmente poderia ter tomado mais cuidado, depois de tudo que passei... Mas também é muito difícil encontrar informação sobre como o tratamento é afetado por certas condutas. Eu já li alguma coisa sobre uso de drogas, álcool e interações de medicamentos, mas sempre com uma abordagem sobre o efeito do remédio no organismo. Não encontrei dados sobre uma amostragem de como o estio de vida ou hábitos podem influenciar o tratamento. Seria interessante saber como as diversas substancias legais ou não influenciam a contagem viral e as células CD4 e não só o efeito do remédio no organismo. Pois por exemplo, o álcool é liberado para o coquetel que eu estou tomando. A única preocupação indicada é possíveis falhas na adesão (esquecer de tomar o remédio) e a sobrecarga de toxidade no fígado e rins. Porém é claro que outros fatores influenciam a oscilação das células CD4 em um organismo em recuperação. Então, talvez mesmo com o efeito do remédio garantido com uma plena adesão, o álcool não poderia ocasionar uma supressão pontual da imunidade e favorecer o reaparecimento de uma carga viral alta? Vou ter que carregar essa dúvida por mais algumas semanas até o próximo exame. E conviver com certa culpa de ter passado dos limites razoáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário